segunda-feira, 18 de abril de 2011

OS QUATRO GRITOS

Na liturgia deste Domingo de Ramos, fomos surpreendidos com quatros gritos que ecoaram no coração da Igreja com sua respectiva importância. No primeiro grito, ainda na benção do ramos, vemos que o povo aclamava Jesus em sua entrada em Jerusalém: “Hozana, bendito o que vem em nome do Senhor!”. Em seguida, já na narração da Paixão, vemos este mesmo povo gritando: “Crucifica-o!”. Nestes dois gritos, o que os distingue? O que teria feito o povo mudar radicalmente de idéia em tão curto espaço de tempo? São questionamentos que levantamos, para conseguir chegar a um desfecho nos dois últimos gritos, agora dados por Jesus: “Helí, Helí, Lamá Sabactâni? (Meu Deus, meu Deus, porque me abandonastes?)” e o último grito, no qual Ele rende o Espírito.
O grito do povo expressa uma grande oscilação; a partir daquilo que o texto nos sugere, gostaria de colocar as frequentes mudanças de idéias e concepções que nós seres humanos sofremos, assim, os gritos do povo, representam a infidelidade e a inconsistência da humanidade. Já os gritos de Jesus revelam num primeiro instante um Deus que é 100% homem e como homem se sente só, porém, não permite que sua solidão desvie seu olhar de sua missão; o segundo grito, porém, revela o homem que é 100% Deus, e que permanecendo fiel ao projeto do Pai dá-nos as vias pelas quais podemos ser fieis.
Proponho, portanto, a partir destes quatros gritos uma conexão que nos possibilite vivenciar uma semana santa diferente. Somos aqueles que vão do êxtase a agonia num curto espaço de tempo, mas nos gritos de Jesus, percebemos que seu êxtase se dá exatamente na sua agonia, pois, sendo fiel ao seu projeto salvífico, mostra que o sofrimento não é o fim, mas o princípio, uma vez que, o sinal de maldição para os Judeus se torna o grande sinal de redenção para a humanidade inteira.
Que gritos estamos prontos a dar neste início de semana santa? O grito do povo que muda de idéia diante de qualquer provação? Ou o grito de Jesus, que permanece fiel mesmo diante da grande provação? Escolhamos e tenhamos uma feliz Semana Santa!
Deus vos guarde!
Helton Jonatas
Consagrado na Comunidade de Vida Doce Mãe de Deus