sábado, 28 de janeiro de 2012

É PRECISO TOCAR NA CRUZ




Os jovens católicos do Brasil vivem um tempo de graça, um verdadeiro kairós, experimentado na peregrinação dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude - a Cruz da JMJ e o Ícone de Nossa Senhora que estão passando em todas as dioceses do país.
A Cruz é o mais esplêndido sinal cristão. Nunca podemos perder de vista o sinal que nos salva e redime.
Chamou-me a atenção o que falou o Papa Bento XVI a Dom Damasceno, presidente da CNBB e arcebispo de Aparecida do Norte, quando este comentou ao Santo Padre que os jovens do Brasil tem tocado na Cruz peregrina com muito entusiasmo. A resposta do Papa foi: “É preciso tocar na Cruz, para deixar-se tocar por ela”. Essa resposta é uma palavra de ordem para todos nós.

Assim, o Papa fala-nos de dois caminhos que se encontram e nos dá direção. Primeiramente, o de tocar na Cruz. Os jovens precisam hoje compreender o sinal que traz a salvação. Da cruz recebemos a força que nos faz ultrapassar os limites da dor, da desesperança, da descriminalização, da violência, da falta de sentido, decepções, entre tantas. É preciso tocar, encarar os fatos com firmeza de fé. Cristo assumiu nossas dores, e a partir daí foi ao extremo do amor. É preciso chegar ao porque da ferida, encarar os fatos da vida com resiliência, para chegar a uma verdadeira maturidade humana e espiritual. Não somos covardes, somos de tocar na cruz.
A outra proposta unida a primeira é a de deixar-se tocar pela Cruz. Nossa! Aqui vejo o essencial. Quando alguém se deixa tocar é porque está aberto a graça de Deus, vazio de si mesmo para encher-se de Deus. É quando assumimos com propriedade a Salvação que vem de Deus. Deixo de ser somente uma testemunha ocular, para ser uma testemunha de pertença ao mistério de salvação.

Sou grato a Deus porque a Cruz da JMJ também peregrinará na arquidiocese da Paraíba e, nesta ocasião, passará a noite e madrugada na Vigília Jovem Doce Mãe de Deus no dia 4 de fevereiro de 2012. Aguardo com grande júbilo juntamente com os jovens de nossa arquidiocese esse momento de tocar e deixar-se ser tocado pela Cruz de Cristo.
Que os jovens do Brasil possam tocar na cruz e deixar-se tocar por ela tornando-se verdadeiras testemunhas de Cristo, sendo assim discípulos e missionários para que todos conheçam a salvação que brota da cruz.

Pe. Márcio José Costa Teixeira, CDMD
@pemarciocdmd

Nenhum comentário:

Postar um comentário