segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Da dor ao Testemunho

Na conjuntura atual percebemos que a temática da dor e do sofrimento torna-se bastante pertinente, pois, cada vez mais acompanhamos tal modernidade que cria e recria recursos que amenizem o impacto das mesmas. Partindo desta temática podemos pautar nossa discussão a partir de uma pergunta: De onde vem a dor e qual sua finalidade?
Estamos cercados de anúncios no campo da fé que motiva as pessoas a rejeitar todo tipo de dor, colocando-a na condição oposta aquilo que venha a ser de Deus, no entanto, no Evangelho, Jesus é bastante enfático: “Quem quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (cf. Mc 8,34). A proposta de Jesus não significa um ato de masoquismo, mas si um ato de coragem, um ato que possibilita aquele que faz esta experiência, compreender que sendo a dor inerente a condição humana, ela não é o fim, mas o princípio, onde acontece um encontro da finitude humana e infinitude divina.

Deus prova aquele que ama! Ele faz isso, não porque seja malvado, mas porque é mediante a provação que o homem experimenta a dependência que ele tem de Deus, dependência esta, que não oprime nem escraviza, mas liberta, uma vez que, ao reconhecer a dependência de Deus ainda que seja diante do sofrimento e da dor, o homem pode contemplar a beleza na qual sua vida está envolvida em vista de sua criação a Imagem e Semelhança de Deus.
“Se aos olhos dos homens suportaram uma correção, a esperança deles era portadora de imortalidade e, por terem sofrido um pouco, receberão grandes bens porque Deus, que os provou achou-os dignos de si”. (cf. Sab 3,4-6) Irmãos a medida com a qual somos provados será sempre menor do que a medida com a qual somos amados. Se compreendermos isto, seremos felizes, pois, conseguiremos fazer a passagem da dor ao testemunho e, nesta graça encontraremo-nos como a obra prima das mãos de Deus, que nos provou, porque nos achou dignos Dele.

Testemunhemos, pois, a graça de saber que a dor por maior que ela seja, nunca terá mais força que o amor e, este amor é Jesus Cristo, que no seu sofrimento, nos convida a sermos testemunhas do amor, que é Ele mesmo, logo, a finalidade do sofrimento é fazer-nos participar dos sofrimentos de Cristo, em vista do amor de Deus que Nele por nós foi derramado abundantemente.

Deus vos guarde!

Helton Morais
Comunidade Doce Mãe de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário